top of page
  • Foto do escritorradioastronomia

CubeSat FloripaSat-1, da UFSC, está em operação



O FloripaSat-1 é um satélite do tipo CubeSat, construído por estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que integram o Laboratório de Pesquisa em Sistemas Espaciais (SpaceLab). O FloripaSat-1 foi lançado à órbita da Terra em 20/12/2019 no mesmo foguete, do tipo Long March-4B, que lançou o satélite CBERS-4A (satélite de sensoriamente remoto, na faixa ótica do espectro, numa cooperação entre Brasil e China).


Em termos educacionais, o lançamento e operação do satélite é uma demonstração do que pode ser realizado num projeto complexo que integra muitas áreas de atuação. São diversos ramos de especialização do saber operando conjuntamente, para possibilitar o planejamento, construção, lançamento e operação do satélite. De acordo com a página do projeto, a organização da equipe envolveu: a consultoria científica a especialistas na área (espacial, por exemplo); a organização de competências em sistemas elétricos para alimentação dos subsistemas do satélite; os sistemas de telemetria, rastreamento e controle; o gerenciamento de dados; os design mecânico e térmico; a montagem, integração e teste; o controle de atitude (orientação do satélite quando em órbita); a montagem dos circuitos; a operação da estação terrestre; aspectos da regulamentação para uso de radiofrequências; o gerenciamento da carga útil (que envolve tecnologias para o ambiente de radiação do espaço); a divulgação científica.


Agora que está em órbita, a 628,6 km de altitude, os sinais de rádio VHF e UHF do pequeno satélite também podem ser captados por estações de radioamador. Devem estar equipadas com antenas direcionais, de alto ganho, que possam ser apontadas para a região do céu por onde o satélite passará. As frequências de operação:

  • Beacon: 145,9 MHz, protocolo NGHam e AX.25;

  • Downlink e Uplink: 436,1 MHz, protocolo NGHam;

Parâmetros detalhados para recepção de rádio e decodificação dos sinais na página do projeto.


Crédito da imagem: Floripasat/Spacelab/UFSC.

Para saber mais: FloripaSat-1.


126 visualizações0 comentário
bottom of page