top of page
  • Foto do escritorradioastronomia

ESO divulga trailer da construção do ELT













O ELT (Extremely Large Telescope), aquele que será o maior telescópio do mundo, está em fase de construção no Chile. O observatório ESO (European Southern Observatory) - organização europeia responsável pelo projeto e construção - divulgou um trailer explicando os principais atributos do observatório:

"Com o espelho principal de 39 m, o ELT será o maior telescópio do seu tipo jamais construído. Captará tanta luz quanto todos os grandes telescópios combindos, na Terra. Sua imagens serão quinze vezes mais nítidas que as do telescópio Espacial Hubble. Com o ELT a Astronomia dará um grande passo adiante:


Poderá fazer a primeira descoberta de vida além do Sistema Solar;

Testará teorias dos fundamentos da Física;

Observará a formação das primeiras galáxias do Universo;


O design do ELT com cinco espelhos principais é único. O refletor principal gigante é composto por 798 segmentos hexagonais. [Conta com] sistema múltiplo de estrelas guia de LASER e um espelho, que pode distrocer sua forma mil vezes por segundo, que irá corrigir efeitos das turbulências atmosféricas [nas imagens]. Com enorme domo rotativo com 85 m de diâmetro, pesando cerca de 5000 toneladas; a estrutura do telescópio pesará 3700 toneladas.


O ELT está em construção no Cerro Amazones, um pico de 3046 m a 23 km de distância do VLT [Very Large Telescope, outro grande observatório ótico, já em funcionamento]. A primeira luz [ou inauguração dos testes técnicos do ELT captando a luz das estrelas] é esperada para ocorrer em 2025".


Para saber mais: ESO/ELT.


Crédito do texto, em tradução livre, da imagem e do vídeo: ESO (European Southern Observatory).



20 visualizações0 comentário
bottom of page