top of page
  • Foto do escritorradioastronomia

Exoplaneta descoberto com radiotelescópios


Um exoplaneta (TVLM 513b), com tamanho equivalente ao de Saturno, orbitando uma estrela anã com menos de um décimo da massa do Sol, foi descoberto por um grupo de astrônomos de vários países, incluindo o Max Planck Institute for Radio Astronomy (MPIfR) em Bonn. A estrela TVLM 513–46546 está localizada a cerca de 35 anos-luz da Terra, na Constelação Pastor (Boötes, em latim).


A descoberta foi realizada com a técnica de verificar as pequenas variações no movimento da estrela, devido à ação gravitacional de planeta(s) em sua órbita. Durante um ano e meio as antenas VLBA (Very Long Baseline Array) - formando um arranjo de radiotelescópios com base muito longa, separadas por até mais de 5000 quilômetros, reuniu a resolução e sensibilidade necessárias para a descoberta.


Com a rede VLBA, os cientistas esperavam detectar um planeta massivo em orbita mais afastada da estrela, mas o planeta descoberto está bem próximo de TVLM 513–46546, comparativamente, numa distância menor do que o planeta Mercúrio está do Sol.


Como o número de estrelas anãs é muito grande na Via Láctea, é possível que esta técnica favoreça a descoberta de mais exoplanetas.



Crédito da imagem: Luis A. Curiel Ramirez.


6 visualizações0 comentário
bottom of page