top of page
  • Foto do escritorradioastronomia

Palestra The SKA in Africa, com Dra. Tana Joseph


Sugesão de palestra: Challenging Afro-pessimism: The SKA in Africa (Desafiando o Afro-pessimismo: O SKA na África, em tradução livre). Será online, no dia 12/11/2020, em inglês, em dois horários, às 10:00 e 15:00 (no horário de Brasília). A palestrante é a Dra. Tana Joseph, astrônoma sul-africana e comunicadora científica. Ela é especializada na pesquisa de buracos negros e estrelas de nêutrons em sistemas estelares binários fora de nossa própria galáxia, a Via Láctea. Usando telescópios na Terra e no espaço, ela explora como esses sistemas se formam, crescem e moldam o ambiente ao seu redor (com informações da Royal Astronomical Society).


Dra. Tana vai falar sobre o projeto Square Kilometer Array (SKA), qual sua importância para a astronomia e como o SKA repercute para os campos da pesquisa e da educação na África. Ela usa dados de dois telescópios precursores SKA, localizados na África do Sul e também na Austrália. Apresentará o projeto SKA, ótima oportunidade para quem ainda não o conhece, e mostrará alguns resultados de observações realizadas no observatório radioastronômico. Ela também discutirá outros importantes aspectos, estes relacionados à educação: "como o projeto SKA está construindo capacidades de pesquisa na África e o impacto mais amplo que o projeto está tendo, desde a melhoria de escolas na área rural da África do Sul até instalações de ponta com uso intensivo de dados".



Este evento online integra uma série de palestras gratuitas, abertas ao público em comemoração do bicentenário da Royal Astronomical Society.


Para saber mais, e inscrições gratuitas: Royal Astronomical Society.

Crédito da imagem: Royal Astronomical Society.


7 visualizações0 comentário
bottom of page