top of page
  • Foto do escritorradioastronomia

Estação SAQ Grimeton transmitirá em VLF na véspera do Natal



No dia 24 de dezembro a estação da World Heritage Grimeton Radio Station, localizada na Suécia, transmitirá uma mensagem de Natal, em Código Morse, que será irradiada pelo histórico transmissor que opera na faixa de VLF, em 17,2 kHz (comprimento de onda de ~17.4 km). A estação é um complexo de motores, dispositivos de controle, resistores de alta potência, o alternador de alta frequência e as seis torres de 127 m de altura, com os fios de cobre no topo, que são os elementos de acoplamento do sinal às torres verticais. O alternador Alexanderson de 200 kW, é um equipamento construído há cerca de 97 anos, nos primórdios das transmissões de rádio. Exemplo de evento de transmissão no vídeo abaixo:


A transmissão ao vivo poderá ser acompanhado no canal do YouTube:

04:25 horário de Brasília (07:25 UTC): início da transmissão ao vivo no YouTube;

04:30 (07:30 UTC): Inicialização e ajuste do Alternador Alexanderson SAQ;

05:00 (08:00 UTC): Transmissão da mensagem do SAQ.


Transmissões de teste

Algumas transmissões de teste podem ocorrer em 23 de dezembro, aproximadamente entre 09:00 (12:00 UTC) e 12:00 (15:00 UTC). O SAQ estará no ar por períodos mais curtos de tempo neste intervalo, para testes e medições.


Relatos de recepção dos sinais podem ser enviados para o formulário online.


Para recepção de sinais em VLF há receptores do tipo SDR (Software Defined Radio) que podem ser testados com antenas de loop. Outra opção, mencionada na página da estação, é utilizar uma placa de som do computador que possua sensibilidade, resposta de frequência e relação sinal ruído adequadas (-100 dB). Deverá também ser utilizado algum programa de análise de espectro, como o SAQrx.


Para saber mais: https://alexander.n.se/en/

Crédito do vídeo: Alexander SAQ Grimeton Association.


41 visualizações0 comentário
bottom of page